Comida

Alfavaca! Manjericão, manjerona… ãhn?

Alfavaca! 
Pra quem não está acostumado, pode parecer a versão feminina do macho alfa dos bovinos. Mas não. É um simpático e gastronômico Ocimum, gênero botânico da família Lamiaceae, mais conhecido como manjericão de folha larga ou manjerona. Sua origem é lá pelos lados da Ásia ou África, mas inegavelmente no mediterrâneo ela reina, usada desde a antiguidade pelos gregos e romanos. Egípcios e hindus idem. 
Pra quem acha que lugar de manjericão é só na cozinha, sinto informar que essa erva é amplamente utilizada na indústria cosmética, religião e na medicina popular. Representa a deusa Tulasi, na Índia, e é a erva querida dos banhos de descarrego. Quando comecei a servir chá de manjericão na Enoteca, muita gente me olhava com cara de “faltou a hortelã, né?” – mas além das propriedades medicinais, fica mesmo uma delícia. É uma planta extremamente aromática, adstringente, antibacteriana, antidiarréica, antifúngica, anti-inflamatória, antimutagênica, diurético, antioxidante, antisséptica local, antiviral, carminativa, expectorante, hipoglicemiante e sedativa. As vitamina A e C são algumas das vitaminas mais abundantes na folha do Manjericão. É, daquelas que meio que fazem bem pra tudo – aliás, como a muito das ervas, flores, legumes, verduras. 
É ótima como digestiva, e pode até ajudar aqueles que tem problemas de digestão. Pros rins, também. Ajuda a baixar a febre e é ótima para problemas respiratórios, como tosses, pneumonia e bronquite, por causa de suas propriedades antiespasmódicas e expectorantes.. Inflamações diversas, desde urinárias até aftas e inflamações na pele, dá-lhe manjericão. Aumenta a lactação e dá uma ajudinha extra nas gripes e dores de garganta. Para digestivo em geral, o melhor são as infusões. Para respiratórios, os xaropes. 
Para quem está se perguntando, sim, manjerona, manjericão, basílico… é tudo parente, tudo da galera dos Ocimum. Ou seja, propriedades e utilizações similares. Daí entram as preferências.. quem gosta do manjericão de folha pequena, quem gosta do de folha larga, etc, etc. ??‪#‎SaintVinSaint‬
14/7/2015
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas