Receitas & Ingredientes

Guaco: xarope, infusão e males de inverno.

Friozinho já está pegando, e com ele vem aquele bando de “males de inverno”. Uma tosse aqui, uma alegria ali, um resfriado.

Em vez de se entupir de remédio à toa, tem um monte de receita de infusões e xaropes que dá pra fazer em casa, com coisas que nascem na horta, na rua, ou facinho de comprar em loja de produtos naturais.

O Guaco é um clássico do inverno. Pra asma, bronquite, pigarro, rouquidão. É broncodilatador, antitussigeno, expectorante, tem ação tônica, depurativa, febrífuga e antigripal, além de aliviar inflamações na garganta quando usada como gargarejo. Reza a lenda que também alivia o sentimento de solidão e abandono.

Pra fazer a infusão, basta secar as folhas do guaco – eu seco na sombra de cabeça pra baixo – e infusionar em água fervendo por alguns minutos. Vale acrecentar mel, gengibre, limão, canela, todas as coisas que sabemos que são boas pra aquecer o corpo. Alho e cúrcuma também é ótimo, principalmente se já apareceu algum sintoma de resfriado ou garganta.

Pro xarope, é só fazer uma calda de açúcar ( 1 xicara ), água ( 1 litro )  e depois acrescentar as folhas do guaco ( aqui também pode usar o gengibre, o alho, poejo, hortelã, mental, especiarias ), até amolecer e ferver. Amornando, é só acrescentar 1 xícara de mel e guardar em potes de vidro. O açúcar, pra quem não sabe, é uma maneira de conservar as ervas, e também de quebra deixa mais fácil o consumo para as crianças.

Pra função expectorante, dá pra colocar junto com o guaco: poejo, menta, hortelã, alfavaca, pimenta caiena, cebola, limão.

Pra antigripal geral, guaco com alho, canela, cravo, caiena, cúrcuma, gengibre, tomilho, eucalipto, limão.

Pra só esquentar o corpinho, a boa e velha infusão de gengibre fresco, canela em pau, cravo, caiena. Adoçado ou não com mel.

9/6/2019
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

11. 3846 03 84

Não aceitamos cartões de crédito e cheque - Recomendamos reservas antecipadas - Mesas acima de 6 pessoas somente com reserva prévia de menu