Comida

Pizza de fermentação natural com kombucha

IMG_4751

Essa gororoba vai virar pizza de fermentação natural. Juro. Bom, juntou eu o Salles lá na Enoteca, dois nerds empolgados com tudo, e as receitas estão ficando cada vez mais doidas. Garimpamos essa que é uma massa de pizza fermentada durante 4 dias, usando o kombucha ou os scoby de kombucha ( as madres, aquelas coisas gelatinosas que ficam por cima ). A idéia é usar farinha de esperta, fermentar o mais longamente possível, e ainda adicionar o fator P ( probiótico… hahaha ) na receita. A kombucha, como todos os alimentos fermentados naturalmente por colônia de leveduras e bactérias, acabam sendo super benéficos pra gente pois ajudam a manter nossa flora intestinal em bom estado. E pra quem não sabe, nossa flora intestinal é praticamente nosso segundo – senão o primeiro – cérebro. A maioria das doenças modernas, de câncer à degenerativas e depressão, muito são causadas por uma flora intestinal debilitada por estilo de vida, antibióticos e alimentação industrial.

Aqui no caso da kombucha, ainda temos o velho problema, como os kefir, de que as madres vão crescendo e se reproduzindo cada vez mais. E de repente você tem 546 scobys no seu pote, e não sabe o que fazer.

Bom, como eu sempre digo, na dúvida, coma. Os scobys são super ricos em proteína, são uma bomba de leveduras e bactérias benéficas pro corpo e ainda de quebra aportam vitamina B12 pro nosso corpinho – alô alô vegetarianos e veganos, estamos falando daquela vitamina que só tem nos derivados animais, mas que existem também nesses alimentos fermentados.

Dá pra fazer scoby marinado, grelhado – pensa que é um tofu – ou então usar ele como expessante para geléias, mousses e sorvetes.

Voltemos à pizza. Aqui dá pra usar tanto o líquido do kombucha quanto o scoby batido: 270g de farinha de espelta, 160g de madre de kombucha batida no liquidificador, mistura tudo e deixa fermentando durante três ou quatro dias. No último dia, vamos dividir em porções e deixar crescer em bolinhas separadas.

Nosso teste fica pronto na sexta…. hehehe vamos ver no que dá.

28/6/2018
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas