Receitas & Ingredientes

Feijão moyashi, mungo, mung.

Daqueles que compramos em saquinhos como ” broto de feijão ” – e eu particularmente sou fã.

Conhecido também como Mung, Mongo, Mungo e outros nomes, é minúsculo e verdinho. Presente massivamente na culinária asiática, como a japonesa, chinesa e indiana, aqui a gente conhece poucos usos. Mas se fazem doces, conservas, fermentados, cremes, sopas, uma infinidade de coisa. Cheio de proteínas vegetais ( mais de 40% ) fibras, saia minerais, cálcio, vitaminas do complexo B e ferro ( entre várias outras coisas, né, gente ) – quando germinado, o tal do broto de feijão, fica riquíssimo em antixoxidantes. É geralmente barato e pouca gente usa no dia a dia, mas taí uma dica ótima pra dar uma variada no feijão do dia a dia. Super fácil de digerir, ele é considerado terapêutico e restaurador em várias culturas e tradições alimentares. É o feijão que dá origem ao broto de feijão, que vemos nas prateleiras – e que dá pra fazer em casa tranquilamente. Seja em sopa, salada, creme, massa de torta ou doce, o primeiro passo é deixar o feijão de molho de um dia pro outro. Se você quiser ser mais poético, pode dizer que isso ajuda o grão a “acordar” pra vida, pois vai começar um processo de germinação. Imagine quanta coisa não acontece com alguém acordando – com o grão, idem. E comer ele “acordado” vai te trazer muito mais benefícios do que comer ele “dormindo”. Se quiser ser mais pratico, é só pensar que o molho dá início a um processo germinativo, que vai expelir as toxinas naturais das leguminosas ( como os fitatos ) e deixar os grãos mais assimiláveis pelo organismo, mais digestos e mais molinhos pra cozinhar. Esses estão de molho desde ontem, com um pouco de soro de leite, que ajuda nesse processo, e vão virar grãos germinados ( brotinhos ) aqui pra casa e pra Enoteca. #saintvinsaint

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28/4/2017
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