Viagens, Vinhos

Roteiro natureba Londres 2016: restaurantes, bares de vinho y otras cositas do mundo do vinho natural.

Esses dez dias que tiramos para apresentar os vinhos brazucas na RAW Fair, em Londres, foi meio que uma maratona de picos de vinho natural. A idéia foi, já que estavamos lá, conhecer a maior quantidade possível de restaurantes, bares de vinho, lojas e estabelecimentos ligados ao vinho natural e à comida orgânica.

Bom, tirando a sensação humilhante de estar em lugares onde o conceito de orgânico e do vinho natural é realmente levado à sério ( ok, tem também a galera fazendo tipinho, tem também os marketeiros, mas uma grande maioria é gente muito séria ), o negócio é se munir de tempo, dinheiro ( muito, as libras estão com uma cotação ridícula ) e mapa. E sair pelos wine bares e restaurantes provando a comida e os vinhos naturebas sem medo de ser feliz.

Londres não tem tradição de produção de vinhos, mas se tem um povo que sabe importar, comprar, vender, revender e ter de tudo, são eles. O lance dos vinhos naturais por ali começou na década de oitenta, com alguns franceses doidos que resolveram “colonizar” a cidade e investir em restaurantes voltados para vinho natural. Pelo que conversei com o pessoal, os primeiros foram o Terrois e o Antidote. Depois, foi aos poucos aumentando o pipocar de estabelecimentos londrinos focados no vinho natural.

Comida orgânica é outro assunto. Como muitos dos países “desenvolvidos”, achar restaurantes e lojas, empórios, etc… voltados para o orgânico é bem fácil. Um pouco frustrante, pois a gente fica pensando aqui nesse brazilzão de deus e nas nossas poucas, raras e capengas opções. As redes como Planet Organic e Whole Foods lá são bem fortes, além de claro, todos os mercadinhos e feiras, e lojas voltadas pro estilo “farm to table”, ou seja, direto do produtor para a mesa ou para a prateleira. 

Não necessariamente comida orgânica = vinho natural. Aliás, isso no mundo inteiro. O inverso geralmente acontece, ou seja, os lugares voltados pra vinho natural apostam em servir produtos orgânicos na cozinha. Mas nem sempre as lojas ou restaurantes de produtos orgânicos tem vinho natural. Afinal, vinho orgânico é diferente de vinho natural. Só dar uma olhadinha nos meus posts antigos pra elucidar melhor a diferença.

Os verdadeiros lugares de vinho natural são geralmente mais radicais e mais fora da curva, meio contra o sistema mesmo, em todos os sentidos. Tem os mais radicais, os menos, tem aqueles que servem só um vinho natural na carta, tem os que tem mais biodinâmicos, orgânicos, tem os que tem a carta 100% voltada para os naturais. Tem de tudo. Vamos lá. 

1. BRAWN 
49 Columbia Rd, London E2 7RG ‎- 020 7729 5692 
http://www.brawn.co
Primeiro lugar que fomos assim que chegamos, recomendado por 10 de 10 nerds naturebas que vão pra Londres. Adoramos. Comida impecável, carta de vinhos excelente, opções bem radicais em garrafa e em taça, atendimento perfeito e o ambiente é uma graça. Nada pra tirar nem pôr, voltaria sempre. Vale chegar e ficar no balcão antes de ir pra mesa, pra ficar vendo o movimento e beber alguns bons naturebas em taça. 

2. TERROIRS WINE BAR  
 5 William IV St, London WC2N 4DW ‎- 020 7036 0660
http://terroirswinebar.com/

Foi um dos pioneiros em Londres a servir vinhos naturais. E isso dá pra perceber. A carta de vinhos dos caras é ridiculamente grande e bem feita, opções em taça em conta e deliciosas, menu enxuto, simples e gostoso. Outro que voltaria todos os dias. Vale ficar no balcão e almoçar por lá mesmo, vendo os vinhos em taça saindo diretamente do bar. Aliás, a barra do bar pra mim sempre é o melhor lugar dos restaurantes. 
3. ANTIDOTE
12A Newburgh St, London W1F 7RR, United Kingdom – 20 7287 8488
http://www.antidotewinebar.com/
Outro dos pioneiros em Londres. Foi nossa última parada na cidade e fechamos com chave de ouro. Carta ótima, vinhos pra levar pra casa, menu cheio de coisinhas gostosas e tábuas de queijos franceses de primeiríssima. Como a idéia era sempre povar o máximo no máximo de lugares, optamos sempre pelos vinhos em taça. Assim dava pra experimentar mais coisa em menos tempo. 
4. NAUGHTY PIGLETS 
28 Brixton Water Lane SW2 1PE/ 020 7274 7796
http://www.naughtypiglets.co.uk/locations/
Pouca gente conhece esse aqui, mas é um dos picos que você encontra algumas raridades na carta, como os vinhos de Kenkiro Kagami, vinhateiro natural japonês que faz vinhos no Loire. Comida impecável, e de novo, o melhor lugar foi o balcão.
5. HILL & SZROK
60 Broadway Market, London E8 4QJ, Reino Unido
http://www.hillandszrok.co.uk/
Não é do roteiro dos vinhos naturais, mas tem vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais na carta também, além de carnes ao melhor estilo dos criado soltos. Criados soltos e alimentação natural. Eles, na verdade, são açougueiros, e depois começaram a servir comida, e recentemente, abriram também um pub. Vale muito pra comer as carnes, deliciosas e todas de produção própria. 
6. BOROUGHT MARKET
8 Southwark St, London SE1 1TL, Reino Unido
http://boroughmarket.org.uk/
Esse mercado existe ali, no mesmo lugar a cerca de mil anos. Pois é. Mil. Óbvio que foi mudando e hoje em dia com certeza é totalmente diferente do que as pessoas e mil e pouquinho frequentavam. De qualquer maneira, é uma profusão de produtos orgânicos, direto dos produtores, vindos de todas as partes do Reino Unido. Hortifruti, cervejas, vinhos, chocolates, carnes, ovos, e muitas, muitas comidinhas de rua. Vale super o passeio de engorda e parar em cada barraquinha. 
7. PLANET ORGANIC
http://www.planetorganic.com/
Rede de mercados voltada só pra produtos orgânicos e naturais. Superfoods, orgânicos, produtos de beleza, de limpeza, chocolates, insetos, verduras, farinhas de grão ancestral. Tudo o que você imaginar ligao à esse mundo. Dá vontade de sair com tudo. Gostei bem mais dele do que do próprio Whole foods, que achei meio ” orgânico industrial ” demais. 
8. THE REMEDY 
124 Cleveland St, London W1T 6PQ ‎- 020 3489 3800

http://www.theremedylondon.com/

Delícia de wine bar, com um monte de comidinhas e opções de vinhos em taça. Impedível também os madeiras centenários em taça.

9. PxFRANCO WINE SHOP & BAR107 Lower Clapton Road, London E5 0NPhttp://pfranco.co.uk/

Lugarzinho perigoso de sair com dez caixas de vinho debaixo do braço, e por cima, ainda bêbado. Loja de vinhos com rótulos naturebas do mundo inteiro, com coisas fantásticas. E wine bar pra você degustar em taça um monte de coisa legal ali mesmo, entre as garrafas expostas para venda.

10. LYLE´s
Tea Building, 56 Shoreditch High St, London E1 6JJ
+44 20 3011 5911

Outro lugar que todos sempre recomendam. Eu sinceramente não me encantei, embora tenha sido tudo impecável. Mas vale a visita com certeza. Carta excelente, menu sazonal que muda todos os dias, degustação e surpresa. E o melhor café coado que tomei na viagem. 

11. THE RICHMOND
316 Queensbridge Rd, London, E8 3NH
http://www.therichmondhackney.com/
Foi o eleito da segunda noite junto com os produtores. A comida estava algo extraordinário, e carta de vinhos é feita pela Isabelle Legeron. Muita coisa boa, melhor torta de caramelo salgado da vida e um peixe num ponto que nunca comi igual. Fora tudo isso, queijos ingleses artesanais e cerveja estilo saison na pressão. Delicinha.
12. NOBLE LIQUOR STORE
http://www.noblefineliquor.co.uk/
27 Broadway Market, London E8 4PH, Reino Unido
Loja especializada em vinhos naturais. Tem também algumas cidras, porés, cervejas. E você pode tirar sua cerveja diretamente da torneira, engarrafar e levar pra casa. Supér. 
13. ELLIOT´S
12 Stoney St, Borough Market, SE1 9AD
02074037436
http://elliotscafe.com/
Esse pequeno restaurante ali mesmo no Borough Market é uma atração à parte. Imperdível fazer o combo mercado + Elliot´s. Cidras em taça, vinhos naturais em taça – a carta também foi feita pela Isabelle, e comidinhas ao melhor estilo orgânico, sazonal e criados soltos. 
3/6/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

11. 3846 03 84

Não aceitamos cartões de crédito e cheque - Recomendamos reservas antecipadas - Mesas acima de 6 pessoas somente com reserva prévia de menu