Divagações, Vinhos

Naturebas em Casa: cultivar x vinificar

23 DE FEVEREIRO DE 2016 

Eu sei, todo mundo quer saber o que está acontecendo com as uvas aqui em casa. Mas antes de falar do que está acontecendo com elas, vamos explicar alguns conceitos básicos pra gente falar sobre vinificação natural. 

Vamos começar do começo. Vinificação é pegar a uva e fazer o vinho. Viticultura é cultivar a uva. São dois momentos diferentes, que acabam se interligando em vários momentos, mas que a gente deve ter clareza do que é o que. Por isso que sempre falamos em uvas de “cultivo” orgânico, biodinâmico e convencional, e em “vinificação” convencional, orgânica, biodinâmica e natural. É, acho que vocês já perceberam onde quero chegar: você pode ter uma uva de cultivo x e vinificar ela de maneira y. Geralmente vinhos convencionais vão vir de uvas e vinificação convencional. Vinhos orgânicos, idem. Vinhos biodinâmicos, idem. Agora os vinhos naturais… Bom, vamos lá. Como ainda não existe regulamento para esses anarquistas da uva, existem apenas parâmetros: considera-se hoje um vinho natural aquele que veio de uvas orgânicas ou biodinâmicas ( cultivo ) e que depois foram vinificadas de maneira natural. 

Mãs, você pode vinificar de maneira natural.. Qualquer uva. Então existem vinhos feitos de uva convencional, mas vinificados naturalmente. De uvas orgânicas, vinificadas naturalmente. De biodinâmicas idem. O que vai dizer se um vinho é orgânico ou biodinâmico é basicamente o cultivo e a maneira de vinificar, geralmente regulamentadas pelos órgãos responsáveis. Mas isso não impede que um vinho orgânico certificado ou um biodinâmico certificado não façam, na verdade, uma vinificação natural. Pra ser natural, tem que ser orgânico ou biodinâmico. Mas o contrário não: você pode ser orgânico ou biodinâmico sem fazer vinificação natural. 

Mas então que raio é essa tal de vinificação natural? Veja no próximo post sobre ” uvas” e “vinificação natural”. 

9/4/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

11. 3846 03 84

Não aceitamos cartões de crédito - Recomendamos reservas antecipadas - Mesas acima de 6 pessoas somente com reserva prévia de menu