Viagens, Vinhos

NATUREBAS NA CIDADE DE CASANOVA: RESTAURANTES & BARES DE VINHO NATURAL EM VENEZA.

Finalera de viagem pela Italia e Eslovênia, como ninguém é de ferro, mereceu uma turistada. 
É relaxante ser só turista, às vezes. 
E nada mais turista do que dar aquela “passadinha” em Veneza. Afinal, estávamos ali do lado. Tem que ir uma vez na vida. Tirando o óbvio dos encantos da cidade, outra coisa nos apeteceu muito: um roteirinho de lugares para beber e comer, regado à vinhos naturais. Afinal, pra que andar de gôndola se você pode estar enchendo a cara de puro néctar de uva? Pois é.  
Com indicações do nosso querido Federico Orsi, da Vigneto San Vito, que foi praticamente nosso guia local pelas coisinhas à descobrir, ficamos uma noite e um dia em Veneza. Não deu tempo de visitar 1/3 das coisas, óbvio. Mas seguem aqui algumas coisas, e depois uma lista de lugares que não fomos, mas estão entre os pontos naturebas da cidade. 
1. VINO VERO
BAR DE VINHOS NATURAIS
https://www.facebook.com/vinoverovenezia/

Fondamenta Misericordia, 2497, 30100 Venezia, Itália
Calle Lunga SAnta Maria Formosa, 5183, Sestiere VE, Itália
+39 041 523 0744

Sestiere San Polo, 1911, 30125 Venezia, Itália
+39 041 524 0165

+39 041 275 0044

Vino Vero! Bar de vinhos naturais, de frente prum charmoso canal em Veneza ( redundante, eu sei ). Só vinho bom, só natureba, lotado de gente interessante e com petisquinhos pra manter a sobriedade. Chegamos na cidade, mochila nas costas, e fomos direto pro bar. Òbvio. 

Deixamos o carro na praça principal dos estacionamentos e saímos à pé, direto pro bar. Uma profusão de locais, gente bonita, gente estranha, turistas, velhinhos, amantes, bebês, atores de cinema, produtores de vinho natural e cozinheiros – ou seja, todo mundo estava lá. 

Esse é um daqueles lugares que você sente um misto de alegria extrema de existir… e uma certa invejinha. Afinal, quem não queria ter um bar de vinhos, em veneza, lotado, de frente rum canal, com vinhos naturais maravilhosos? Bom, eu queria. 

Lugar delicioso, aconchegante, dinâmico, comidinhas gostosas pra petiscar, vinhos de tudo quanto é canto da Itália pra provar. Muitos vinhos. Muitos vinhos. Opções em taça ou garrafa. 

Lugarzinho bom de dar raiva. 

2. ENOTECA MASCARETA
RESTAURANTE, ENOTECA E BAR DE VINHOS
http://www.ostemaurolorenzon.com

Vou dizer que foi, no mínimo, divertido andar semi-embriagados  ( aspas no “semi” ) pelas vielas e canais de Veneza, sem GPS, procurando uma ruazinha “X” onde ficava essa Enoteca. De noite, claro. Mas valeu a pena. Como restaurante, nada de mais – gastronomia bem média, só pra matar a fome. Mas os vinhos… ahnnn, os vinhos. Outro lugar pra ir e se perder, do figuraça Mauro Lorenzon. Vale a pena ir quando ele está. 

Ronco Severo Shioppettino e Bianco da Tavola Frizzante Costadila, coisinha deliciosa feita com Prosecco Tondo, Bianchetta Trevigiana, Verdiso – frizante naturebão com 30 dias de maceração, leveduras selvagens, método ancestral refermentando pela segunda vez na garrafa com mosto jovem da safra. Sem adição de SO2. Um tesãozinho de vinho.

3. ANTICHE CARAMPANE

RESTAURANTE COM CARTA DE VINHOS NATURAIS

http://www.antichecarampane.com

Eles dão as boas vindas com uma placa: Não temos lasanha. Não temos pizza. Não temos menu turístico. Uou. E eu que achava que eu era radical…rssss

Restaurante maravilhoso, gastronomia deliciosa, e carta com parte dos vinhos naturais. Bebemos um Siciliano branco de ânfora bem doido, macerado, da uva Zibibbo. E o local é lindo. 

 Aqui vão outros lugares, que não fomos, mas que estão na lista de lugares com vinhos naturais. Fica para a próxima….. ;-( 

    _______________

    16/11/2015
    Comente Compartilhe
    ×
    Contato

    Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
    Vila Nova Conceição, São Paulo

    11. 3846 03 84

    Não aceitamos cartões de crédito - Recomendamos reservas antecipadas - Mesas acima de 6 pessoas somente com reserva prévia de menu