Vinhos

Fortificado, vinho doce, sobremesa, porto…. é tudo a mesma coisa?!

Fortificado, vinho de sobremesa, vinho doce, vinho de meditação, vinho generoso…. é tudo a mesma coisa? É tudo “vinho do porto”?

Não, nem de longe, meu querido. Mas é normal confundir, mesmo. Pois esses vinhos são vinificados de maneira totalmente diferente dos “tranquilos” e geralmente vão ter muito mais álcool ou mais açúcar. Quando não os dois juntos.

Não gosto de chamar de vinho de sobremesa pois dá a entender que é tudo vinho doce. E tem muito vinho seco no meio dessa galera toda.

Vamos chamar então de vinhos generosos. Você pode ter os generosos que são fortificados, os generosos que não são fortificados, os generosos doces e os generosos secos. Resumindo bastante é isso.

Um vinho fortificado é todo e qualquer vinho que seja adicionado de álcool. Ahn? Pra que? O vinho já não tem álcool? É. Momento nó no cérebro.

Bom, o por quê e pra que, meu amor, ai já depende. Depende do estilo do vinho, da história, do país, etc, etc, etc. Mas o que todos os vinhos fortificados tem em comum é isso mesmo. Adição de álcool além do que ele já tem.

Os principais tipos de vinho fortificados são os vinhos do Porto, os Madeira, os Jerez… mas também temos o os VDN: na franca, temos a expressão “ Vin Doux Naturel”, para os vinhos franceses doces fortificados. Significa algo como “ vinhos naturalmente doces”, e é também uma apelação de origem. Os mais conhecidos VDN são o Banyuls e os deliciosos Muscat de Rivesaltes e de Beaumes-de-Venise. Alem deles, temos o Moscatel de Setubal, em Portugal, o Marsala, na Itália, e o o Moscatel de Valencia na Espanha.

Também temos vinhos que não necessariamente vamos adicionar álcool, mas sim, vamos deixar uma alta concentração de açúcar ( e normalmente o grau alcoólico também vai ser elevado, pois as leveduras tem mais “comida”disponível ): os Passitos ( as uvas são passificadas e ficam com o açúcar mais concentrado), os Ice Wines ( as uvas congelam por causa do frio extremo e, idem, concentram açúcar também), os Colheita Tardia ou Late Harvest ( o próprio nome já diz….. a colheita é mais tarde, então a uva amadurece um pouco mais na própria videira ).

Como vocês podem ver, o mundo dos vinhos generosos é um mundão a parte. Mas vale a pena se aprofundar, pois tem muita coisa deliciosa e interessante pra provar…..

 

14/2/2014
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

11. 3846 03 84

Não aceitamos cartões de crédito - Recomendamos reservas antecipadas - Mesas acima de 6 pessoas somente com reserva prévia de menu